Você sabia que existem diversos tipos de financiamento de imóveis? Não? Pode ficar tranquilo, que aqui neste texto você vai descobrir tudo a respeito dos mais contratados em todo o Brasil.

Confira abaixo uma lista com os 5 tipos de financiamento de imóveis que são sucesso entre os brasileiros!

1. Sistema Financeiro de Habitação

O SFH é uma das principais formas de você fazer um financiamento imobiliário no Brasil. Ele parte de um programa do Governo Federal e abarca propriedades que podem ser de, no máximo, 750 mil reais em São Paulo. Outros estados possuem valores diferentes.

Esse é o tipo mais comum feito no Brasil, já que os juros são baixos e o valor máximo é relativamente alto. O programa utiliza recursos do FGTS e do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimos para poder construir as casas e apartamentos.

A renda do comprador só pode ser comprometida em 30% e 35 anos é o tempo máximo para parcelamento.

 

2. Minha Casa Minha Vida

Criado em 2009 para atender famílias que ganham até 5 mil reais por mês, o Minha Casa Minha Vida é um dos maiores programas de habitação da história do Brasil. Para conseguir o financiamento de imóvel por ele é preciso entrar em algum dos dois grupos especificados pelo Governo Federal.

  • Famílias que recebem até 1600 reais por mês podem ter até 95% da casa financiada pelo governo e parcelas que chegam aos 25 reais. O prazo máximo de financiamento é de dez anos.
  • Famílias que recebem entre 1600 e 500 mil reais por mês pode criar parcelas por até 30 anos com juros bem mais baixos que o mercado imobiliário tradicional.

 

3. Sistema Price

É uma das formas de financiamento mais famosas do mundo, só que é pouco utilizada no Brasil. Nela, o comprador paga parcelas com valores bem altos no início e, com o passar do tempo, esse preço cai.

Um detalhe é que nesse tipo de financiamento os juros mudam de acordo com a inflação. Se ela estiver baixa, o preço da parcela cai, se estiver alta, ele fica um pouco mais salgado.

 

4. Sistema Sac

Também chamado de Sistema de Amortizações Constantes, o SAC mantém o mesmo valor da amortização por todo o período do contrato, o que muda são apenas os juros que fazem o valor das parcelas caírem com o passar do tempo.

 

5. Sacre

O Sistema de Amortização Crescente atua de forma bem diferente que o SAC. Na verdade, ele é uma mistura entre o Price e o SAC, já que o comprador vai ter que pagar parcelas altas por um tempo determinado e, após isso, elas passam a cair rapidamente.

 

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de financiamento de imóveis no Brasil, basta você escolher o seu e ser dono de uma casa própria. Se quiser saber mais sobre o assunto, entre em contato com a Sepres para tirar as suas dúvidas.

Tags: , , , ,