Ao observar os imóveis à venda em uma incorporadora ou imobiliária, é preciso fazer uma avaliação precisa para saber se o valor pedido por eles está de acordo com o quanto ele realmente vale.

Para conseguir fazer isso, é preciso ter certa experiência no assunto, mas você pode ter uma ideia de preços aproximados a partir de uma série de características. Primeiro, é necessário que você saiba qual o preço médio de uma casa ou apartamento no bairro em que deseja morar. A partir daí, faça a avaliação de acordo com os critérios a seguir.

 

Analise o local do imóvel

Existe uma série de características que valorizam o valor de uma casa ou apartamento. Veja abaixo algumas delas:

  • proximidade de padarias, supermercados e farmácias;
  • perto de ponto de ônibus, de táxi ou outro tipo de transporte público;
  • espaços de lazer, esporte e cultura;
  • longe da poluição sonora, lixões e lugares insalubres;
  • segurança e números baixos de criminalidade; e
  • urbanização adequada.

Esses são os principais pontos que você precisa olhar no aspecto relacionado ao local do imóvel. Converse com vizinhos, vá à polícia e pergunte sobre a segurança do bairro, visite as ruas próximas, veja se há saneamento básico e, a partir daí, calcule se ele deve ser mais caro ou mais barato que o valor médio de residências naquela localidade.

 

Veja o estado da construção

Após analisar o ambiente em que a casa está localizada, é hora de partir para outra fase da análise. A estrutura da casa vai definir muito bem o valor que ela deve ter. Avalie as seguintes características:

  • qualidade da pintura externa e interna;
  • acabamento;
  • tempo de existência do imóvel;
  • instalações elétricas e hidráulicas; e
  • tipo de piso, azulejo, telhado, portas, janelas e demais espaços da casa.

É preciso que essa vistoria seja feita por você com muito cuidado, de uma forma minuciosa mesmo. Caso não esteja acostumado a fazer esse tipo de avaliação, chame algum conhecido que entenda melhor, ou contrate um profissional que possa te auxiliar na escolha correta.

 

Leia a escritura e demais documentos sobre o imóvel

Se a diferença do preço entre a casa que você quer e as outras disponíveis no bairro for muito grande, é ideal que você fique desconfiado. Ainda mais se ela não tiver nenhuma diferença significativa em relação às outras.

Se tiver um advogado de confiança, peça para ele analisar a escritura do imóvel e demais documentos que mostram a real qualidade daquela construção. Existem algumas pessoas que vendem casas e apartamentos completamente irregulares, com dívidas, ou cheio de problemas com documentação. Fuja dessas ciladas!

 

Compare os imóveis

Essa importante dica vai te ajudar e muito e escolher um imóvel de qualidade para morar. Veja, entre as opções disponíveis no mercado, quais têm mais semelhanças com o estilo de casa que pretende comprar.

Faça uma comparação entre elas e defina pela que melhor te atender. Analise tudo: preço, estrutura, localidade, cômodos, qualidade, etc.

Depois de fazer toda essa análise, você vai avaliar se o imóvel vale mais ou menos que o preço médio daquela região. Se achar que sim e estiver tudo certo com a documentação, é hora de fechar o negócio e ser dono da casa própria!

Se ainda tiver restado alguma dúvida a respeito da avaliação de imóveis à venda, entre em contato conosco que vamos ter prazer em te ajudar.

Tags: , , , ,