Escolher as cores que vão alimentar os ambientes internos e externos de uma casa é sempre uma decisão muito importante e difícil de ser feita. Para poder te ajudar nisso, existe a chamada psicologia das cores que revela quais energias cada tom pode trazer para o seu lar.
Veja abaixo qual a melhor forma de pintar e usar as cores na sua casa e confira também a energia causada pelos principais tons.
Escolha das cores internas e externas
Algumas regras são comuns entre os consultores. Um exemplo é a preferência por tons mais claros e menos chamativos nos ambientes da casa, principalmente quarto e salas. Na cozinha e no escritório pode ter existir uma possibilidade de cores mais vivas, mas apenas nesses lugares.
O ideal é que a pessoa mantenha um estilo por toda a casa, ou, pelo menos, nos espaços sociais. Nada de fazer uma festa de cores e pintar cada cômodo de uma forma. Siga uma linha, um estilo, uma história.
Os tons mais claros de azul, rosa, cores pastéis e até mesmo o branco são os mais indicados para a parte interna da casa. Já a externa pode investir em cores mais escuras e fortes. Tudo a depender de como você deseja que seu lar seja visto pelos outros.
Aprenda na lista abaixo qual a energia passada pelas 6 cores mais utilizadas pelos brasileiros.
- Vermelho
O vermelho é uma cor muito forte que transmite paixão e vitalidade. Também é relacionada ao calor e à fome, podendo ser usada em uma área gourmet, por exemplo. Porém, ele também pode trazer sensação de irritabilidade e nervosismo, evite usá-lo em grande quantidade em quartos e ambientes que necessitam de tranquilidade.
- Azul
Uma das cores mais indicadas ao ambiente interno e não é por acaso. O azul transmite tranquilidade, aconchego, segurança. Os tons mais escuros estão ligados à sabedoria, podendo ser usado em um escritório, por exemplo. Já os mais claros são ideais para quartos e salas.
- Rosa
Assim como o azul, o rosa traz sensação de tranquilidade, amor e paz, além de deixar o ambiente bem moderno. Ideal para fazer a decoração dos espaços sociais e do seu quarto.
- Amarelo
O amarelo é uma cor bem mais difícil de ser trabalhada, mas quando bem colocada, deixa o ambiente muito lindo. Em um escritório, por exemplo, ela traz vida, concentração, agilidade. Além de ser uma boa opção para sala de jantar ou cozinha, já que aumenta o apetite.
- Verde
Essa é uma cor ideal se você tem um ambiente natural e rústico em casa. O verde é a cor da natureza, das belezas, da harmonia, da esperança. Cai super bem em um lindo jardim, uma sala repleta de flores, quartos e locais que inspiram meditação, calma e terapia. É ótimo para o quarto das crianças, por exemplo.
- Branco
A cor mais tradicional de todas, quando o assunto é ambiente interno. O Branco é a cor da pureza, da limpeza, da paz. Pode ser usado em toda a casa, é ideal para todos os cômodos. Se for misturado a outros elementos, pode fazer uma decoração linda. O amarelo bem vivo junto com o branco na cozinha fica maravilhoso. Misturado com o azul no quarto, com o rosa na sala. Enfim, uma infinidade de possibilidades.
Gostou das dicas? Entendeu como funciona a psicologia das cores? Já sabe como decorar sua casa? Então, compartilhe este texto com seus amigos nas suas redes sociais!
Tags: Criatividade, Decoração de interiores, Mobília